Desculpem minha ausência, mas estava meio sem tempo e inspiração para escrever no blog.
Ontem, finalmente consegui assistir ao horário eleitoral, fiquei decepcionado perto de outras eleições que já assisti, nada de novo, pouca criatividade e muita desinformação.
A verdade é que alguns candidatos têm mais tempo que outros e acabam tendo uma performance um pouco melhor, aqueles que já foram ou ainda são vereadores falam um pouco sobre suas "conquistas", mas poucos falam sobre seu papel de legislador e fsicalizador.
Há alguns vereadores com muita cara-de-pau, atribuindo a si conquistas como a vinda do Campus da Unicamp, ou de um Poupatempo que a cidade possa vir a ter, melhorias viárias, verbas conseguidas junto ao governo federal, enfim muita cara-de-pau mesmo.
Claro que o vereador pode tentar influenciar um deputado de seu partido a incluir alguma emenda no orçamento da União, ou tentar interferir junto a ministros, mas não é o cargo de vereador que dá essa condição à ele, qualquer cidadão bem relacionado poderia tentar conseguir isso dessa forma.
No fim ninguém tem muita clareza sobre seu papel de legislador, à exceção do horário do PT-PSB que tentou de forma didática explicar um pouco desse papel, mas acabou sacrificando a aparição de seus próprios candidatos, não sei se o sacrifício será recompensado como mereceria com isso. Quem deveria estar cumprindo esse papel é o TSE, que também tem horário gratuito em rádio e tv, mas acaba priorizando propagandas de conteúdo e obejtivos discutíveis na minha opinião.
Voltando aos candidatos, infelizmente os teleprompters acabaram com a espontaneidade, tem candidato que é muito melhor discursando de improviso do que lendo mensagens pré-programadas e torna a propaganda extremamente artificial, muitos ali sequer escreveram o que disseram, e os eleitores deveriam ficar atentos a esses detalhes na hora de votar.
No final, o melhor discurso foi do Luiz da Unicamp, apesar de já declarar que não votarei nele pois infelizmente sua coligação possivelmente irá eleger (se eleger) outra pessoa a quem não tenho a menor simpatia, seu discurso foi o mais coerente com os ideais de seu partido, apesar da prática deste partido no estado de SP, infelizmente não condizer com seus ideais. MAs o Luiz é um cara bom, ideológico, de luta, nos encontraremos em outras lutas com certeza, mas no PCdoB não dá mais prá confiar.
A propósito, o Secretário de Finanças do PCdoB estadual esteve recentemente em Limeira, coincidência ou não, nunca alguém da executiva havia estado na cidade antes, apesar dos pedidos insistentes da Direção Municipal antes do "golpe interno". Será que os candidatos a vereador do partido estão tão prestigiados assim? Pelo jeito eles sequer conhecem o Secretário de Finanças do partido, no máximo o conhecem de nome. Mas deve ser só coincidência não é mesmo?
Por hoje é isso, vou tentar assistir ao horário eleitoral dos candidatos a prefeito e depois comento no Blog.
Até a próxima.
Comentem!
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)