terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sobre as vaias recebidas por Serra em Limeira na inauguração do novo Campus da UNICAMP

Serra despreza as manifestações democráticas, como governador e estadista que pretende ser para se tornar presidente, deveria ter mais sensibilidade, mas sua história de baseia na arrogância e intoleraância às críticas, vide o episódio USP quando os estudantes tiveram que chegar ao extremo de invadir a reitoria para terem suas reivindicações ou parte delas atendidas por este governo, que se recusava, sequer a dialogar com os manifestantes.

O caso da segurança nos arredores do campus é um fato irrefutável, vide as próprias matérias de jornais locais que comprovam as vítimas da violência nos arredores e no próprio campus.

Talvez o governador estivesse desinformado sobre a presença de um outro campus da Unicamp na cidade, e não entendeu porque estava inaugurando o campus II da UNICAMP, mas aqueles alunos reivindicam a moradia estudantil, no mesmo terreno onde foi erguida a UNICAMP há décadas, sem nunca terem sido atendidos e muitos pagam aluguéis em repúblicas ou optam por pagar o ônibus do Campus Central para o campus I de Limeira para usufruirem da moradia estudantil em Campinas.

Ou seja a Universidade tem dois tipos de alunos, os privilegiados que possuem uma moradia à disposição e os desprivilegiados que têm que arcar do próprio bolso despesas com moradia ou transporte para terem o mesmo direito.

Enfim, as manifestações eram legítimas e engana-se o governador quando não reconhece as críticas dos alunos da Unicamp, que com certeza serão ampliados com os novos alunos ingressantes nos novos cursos inaugurados. Poderia ter humildade suficiente para ouvir as reivindicações e tentar solucioná-las, mas infelizmente não foi a tonica utilizada na inaguração.

Nenhum comentário: