quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Barack Obama - Sem ilusões, apenas a realidade

Acredito que há algumas mudanças importantes que representam a vitória do Democrata Obama. A principal delas diz respeito à questão racial, mostra uma superação surpreendente de uma ferida que sangra há séculos na sociedade americana, acredito que a segregação por lá é muito mais profunda que por aqui, e a eleição de um presidente negro, filho de queniano, mostra um avanço sem tamanho na questão racial dos EUA e obviamente um exemplo e um recado para o mundo, principalmente aos xenofóbicos de plantão, que estão por toda a parte, principalmente na Europa.

Outra mudançca importante já citada aqui diz respeito a Guantánamo, Obama sinaliza de forma clara o desejo de desativação daquela prisão dos horrores, e isso por si só já é um estupendo avanço.

Ainda há muitas dúvidas, como a relação com Cuba, com Israel e o Oriente Médio, com os países que optaram por governos populares como Venezuela e Bolívia.

Outro avanço por si só é a volta dos Democratas ao poder, que são muito menos conservadores que os Republicanos e admitem discutir a questão da imigração, do aborto, união civil gay, entre outras questões progressista no que diz respeito aos direitos individuais.

Por fim, quem acredita que Obama transformará os EUA em um país socialista está enganado, porém se em seu governo retirar as tropas do Iraque e Afeganistão, admitir a auto-determinação dos povos, e o direito de cada nação fazer sua opção sem ingerência, já será um avanço espetacular, mas isso teremos que aguardar, afinal o último governo democrata de Bill Clinton interferiu diretamente na Sérvia (Iugoslávia) em uma guerra sem-sentido (até hoje não compreendi bem os motivos!), e portanto não há garantias que a soberania das nações estejam asseguradas.

De qualquer forma, os avanços estão aí, não há muito como retroceder depois de 2 governos Republicamos de outro Bush.

Só para comparar a eleição de Obama está para os EUA como a de Lula foi para o Brasil, não revoluciona mas avança.

Nenhum comentário: