sábado, 4 de outubro de 2008

Eleições 2008 - Última projeção para Câmara de Vereadores de Limeira

Baseado na pesquisa da última sexta-feira (03/10/2008), da Limite/Gazeta de Limeira, fiz uma nova projeção de como deverá ser a nova composição da Câmara.

Analisando os números cheguei à seguinte conclusão:

PDT-PRP-PSL - Deve fazer de 3 a 4 vereadores e dependendo podendo até fazer a 5ª vaga dependendo dos votos de legenda que deverá ser bem expressivo. Nesta coligação estão praticamente eleitos Eliseu Daniel e Farid Zaine, disputam as demais vagas Carlinhos Silva, Carlos Ferraresi e Dr. Fausto.

PR-PRTB-PTN-PSDC-PHS-PTC - Deve fazer de 2 a 3 vereadores, esta coligação é uma das mais disputadas e bem montadas, pois é composta por candidatos que possuem densidade eleitoral semelhante, destaques para Miguel Lombardi, Joaquim Raposo que devem ser reeleitos, disputam a última vaga Lú Bogo, Toninho Franco e Darci Reis, Piuí, Weslei Menguetti, Mario Botion, como vêem, muito disputado.

PT-PSB - Deve conquistar 2 cadeiras, porém desta vez o PT corre o risco de compartilhar uma das cadeiras com o PSB de Tarcílio Bosco, na última pesquisa emboloram com com o Tarcílio, Ronei, Roberto, Nelson Caldeira, José Carlos Pinto e Paulo Hadich, será outra chapa disputada voto a voto.

PTB-PRB-PP-PPS-PCdoB - Se Elza Tank confirmar a pesquisa e realmente uma votação arrasadora superior a 10mil votos, poderá fazer até 3 cadeiras, ainda assim o mais provável são 2 vagas na Câmara, a segunda vaga será ocupado certamente por Nilce Segala e a possível terceira vaga será disputada por candidatos que não chegarão a 1000 votos, talvez com menos de 500 votos, o que é perfeitamente legítimo apesar de muitos discordarem do sistema proporcional.

PV-PTdoB - Deve conquistar de 1 a 2 vagas, não há grandes surpresas, César Cortez e Iraciara, disputam a primeira vaga e Sebastião Miguel correndo por fora, mas dificilmente conseguirá superar os dois puxadores da coligação.

PMDB - Não deverá superar a marca para mais que 1 cadeira, que será disputada voto a voto na legenda, se tiver sorte e a pesquisa errada talvez faça a segunda cadeira, mas pela pesquisa é pouco provável. Destacam-se nesta chapa Dr. Raul, Pilon e Nilton Santos.

DEM-PSDB-PSC - Esta coligação corre o risco de não eleger nenhum vereador, dado o fraco desempenho da chapa, porém com os votos de legenda que deverão ser atraídos pelo candidato majoritário, acredito que conseguirá fazer 1 cadeira na Câmara. Em se concretizando essa vaga haverá grande disputa interna com favoritismo para Almir Santos, não deve ter muita surpresa nesta coligação, Wagner Barbosa e Orestes Pé de Pano são cotados para disputar a primeira suplência.

Bom esta é apenas uma projeção baseada na pesquisa. Infelizmente pesquisa para a câmara não costuma ser muito confiável, pois conta com sorte na hora de entrevistar os eleitores e precisa de uma amostragem bem maior para que pudesse apresentar um resultado mais confiável, também há um enorme número de indecisos que no final optam pela legenda do seu candidato a prefeito, o que abre uma enorme possibilidade ao PDT, que segundo as pesquisas deverá ter uma votação expressiva. O voto de legenda também poderá ser a salvação da chapa de vereadors do DEM, caso contrário corre o risco de não contar com nenhum representante na Câmara. Por último o voto de legenda do PT é o que deverá garantir novamente a segunda vaga da coligação, podendo ser ocupada por um candidato do PSB.

Entendo também que os nomes de maior projeção como Elza Tank, César Cortez, Iraciara, Eliseu Daniel, etc. tendem a se beneficiar menos dos votos indecisos, pois estes devem se pulverizar entre os candidatos menos conhecidos, pois o eleitorado "cativo" dos "medalhões já decidiram e estão projetados na pesquisa, portanto deve-se ponderar essa condição na projeção da proporcionalidade.

Em pouco mais de 24 horas saberemos se esta projeção está correta ou não, vamos aguardar e conferir.

Nenhum comentário: