quinta-feira, 10 de julho de 2008

Marasmo das eleições municipais 2008

Estive em Belo Horizonte na última terça-feira (08/07), e claro como não poderia deixar de ser, acabei questionando algumas pessoas sobre as eleições municipais.

Percebi que na cidade não havia nada que lembrasse as eleições, exceto alguns cartazes colados, anunciando a Convenção do PDT na cidade, com homenagem póstuma a Leonel Brizola, lembrei-me que o PDT é o partido do grande camarada Sérgio Miranda, que saiu do partido no episódio da Previdência, lembro-me que à época o achei estreito, apesar de concordar com ele em partes, entendia que havia uma possibilidade maior de conquistas no governo Lula, mas de fora sempre acabamos pré-julgando por aquilo que achamos que deve ser, e nunca pelo que é, e somos parciais a defender a instituição que denfendemos, infelizmente não tive acesso às verdadeiras razões de sua saída do PCdoB naquela ocasião.
Voltando às eleições em BH, claro que aproveitei prá fazer propaganda da Jô Moraes, apesar de carregar uma certa mágoa, não sou sectário (nunca fui) e acredito que o PCdoB pode ser a melhor alternativa para o povo brasileiro, só não pode se perder de vez, no geral ainda está no rumo certo. Sem contar que a Jô é uma grande camarada!
Mas aí percebi que ninguém conhecia os candidatos que estão postos na eleição e também que a atual administração têm grande aceitação, infelizmente o apooio de parte do PT se dará de forma velada, pois o apoio de um Patrus à campanha da Jô seria de grande valia, porém já vi o PT rachar internamente e ajudar o candidato oposicionista a se eleger, isso eu vi em Diadema em 1996, quando o ex-prefeito José Augusto ganhou as prévias do PT, mas o grupo perdedor não aderiu à sua campanha e apoiou veladamente a campanha do concorrente Gilson Menezes à época no PSB, que acabou por elegê-lo. No caso de BH tem uma vantagem, a Jô não é oposição à prefeitura de BH e pode ser mais um bônus para sua candidatura, infelizmente terá problemas com o tempo de TV, a campanha lá ainda está muito morna, como aqui em Limeira também.
Será que esse marasmo eleitoral é uma tendência no Brasil inteiro?
Talvez isso justifique as coligações esdrúxulas feitas país afora, PT-PP, PSDB-PCdoB, DEM-PDT, enfim normalmente prevalecem as questões locais, ou então os interesses obscuros que estão por trás dessas coligações, ou as coligações esdrúxulas são as responsáveis pelo marasmo? Qual o segredo de tostines!!

Nenhum comentário: